sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A CELEBRAÇÃO DO EXORCISMO - RITUAL



Download do texto integral do blogue em »
http://www.homeoesp.org/livros_online.html



PRÁTICA – CELEBRAÇÃO DO EXORCISMO

Segue-se o Ritual de celebração de um Exorcismo Maior, ainda que sintético, conforme estabelecido no Ritual Romano reformado por Decreto do Concílio Ecuménico Vaticano II e promulgado por autoridade de S.S. o Papa João Paulo II (caso algum interessado tenha interesse legítimo no texto completo, poderei remeter-lho, em latim ou português).


 ---------------------------------------------


PREPARAÇÃO PARA O EXORCISMO

Antes de começar a celebração do exorcismo, o exorcista deve preparar-se convenientemente, dizendo a sós uma oração, nomeadamente:

Senhor Jesus Cristo, Palavra de Deus Pai, Deus de toda a criação, que destes aos vossos santos Apóstolos o poder de submeter os demónios ao vosso nome e destruir toda a força do inimigo; Deus santo, que, entre as maravilhas da vossa benigna providência, Vos dignastes mandar: «Expulsai os demónios»; Deus forte, que fulminastes Satanás com o vosso poder, precipitando-o do céu, como um raio: humildemente imploro com temor e tremor o vosso santo nome, para que, sustentado pela vossa fortaleza, possa combater confiadamente o espírito maligno que atormenta esta vossa criatura. Vós que haveis de vir para julgar os vivos e os mortos e o mundo pelo fogo. 
Amen.


RITOS INICIAIS

O sacerdote exorcista dirige-se para o lugar da celebração, revestido com a alva ou a sobrepeliz sobre a veste talar e estola de cor roxa.

Faz a reverência ao altar ou na falta deste, à cruz e vai para o seu lugar. O sacerdote e os fiéis, de pé, benzem-se, e o exorcista, voltado para os presentes, diz:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amen.

Em seguida o exorcista, abrindo os braços, saúda os presentes, dizendo:

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.

Se parecer oportuno, o exorcista benze a água, dizendo, de mãos juntas:

Deus eterno e omnipotente, fonte e origem de toda a vida do corpo e da alma, abençoai esta água, que vamos aspergir sobre nós para implorar o perdão dos nossos pecados e obter a graça da vossa protecção contra todos os males e insídias do inimigo. Concedei-nos, Senhor, pela vossa misericórdia, que brotem sempre para nós as águas vivas da salvação, para que, livres de todos os perigos do corpo e da alma, cheguemos à vossa presença de coração puro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
Amen.

Então o exorcista, tomando a água benzida, asperge o fiel atormentado e os presentes, bem como o lugar, dizendo:

Esta água nos recorde o nosso Baptismo em Cristo, que nos redimiu com a sua Paixão e Ressurreição.
Amen.


SÚPLICA LITÂNICA

O exorcista fala aos presentes, convidando-os á oração, dizendo:

Imploremos humildemente, irmãos caríssimos, a misericórdia de Deus omnipotente, para que, pela intercessão de todos os Santos, oiça benignamente a voz da sua Igreja em favor deste nosso irmão N. (desta nossa irmã N.), que sofre tão grande provação.
Amen.

O exorcista e os outros participantes ajoelham-se e começa a ladainha onde se podem inserir outros Santos, em especial o Padroeiro do atormentado.

Terminada a ladainha, o exorcista de pé diz a seguinte oração:

Deus de bondade infinita, que estais sempre pronto a compadecer-Vos e a perdoar, atendei a nossa súplica e fazei que este vosso servo (esta vossa serva) N., oprimido(a) pelas cadeias do poder diabólico, seja liberto(a) pela vossa benigna misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amen.


RECITAÇÃO DOS SALMOS

Em seguida o exorcista pode recitar um ou vários salmos.

Salmo 90 (91)
Sob a protecção de Deus


LEITURA DO EVANGELHO

O exorcista lê o seguinte Evangelho:

O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
1, 1-14


IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Então o exorcista impõe as mãos sobre a cabeça do fiel atormentado e diz:

Desça sobre nós, Senhor, a vossa misericórdia, porque em Vós esperamos.
Senhor misericórdia.

Salvai o vosso servo (a vossa serva), meu Deus, que em Vós confia.
Senhor misericórdia.


SÍMBOLO DA FÉ

Depois o exorcista convida os presentes a professar a fé dizendo:
Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

E passa à 

Recitação do Credo (Símbolo dos Apóstolos).


ORAÇÃO DOMINICAL

Em seguida o exorcista introduz a oração dominical, dizendo de mãos juntas:

Juntamente com o nosso irmão (a nossa irmã), supliquemos a Deus que nos livre do mal, como Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou:

Abre os braços e continua:

Rezando a oração do Pai Nosso


SINAL DA CRUZ

O exorcista mostra a Cruz e com ela abençoa o fiel atormentado, dizendo:

Pelo sinal da Cruz te liberte o Senhor, nosso Deus.


SOPRO

Se parecer conveniente, o exorcista sopra para a face do fiel atormentado, dizendo:

Com o vosso Espírito, Senhor, afastai os maus espíritos: mandai que se afastem, porque chegou o vosso reino.



FÓRMULAS DO EXORCISMO

Em seguida o exorcista profere a fórmula deprecativa do exorcismo maior.
Se parecer oportuno, acrescenta também a fórmula imperativa.


FÓRMULA DEPRECATIVA

Deus, criador e protector do género humano, olhai para este vosso servo (esta vossa serva) N., que formastes à vossa imagem e chamais a participar na vossa glória: o antigo adversário atormenta-o (a) ferozmente, com poderosa dureza o (a) oprime, com cruel terror o (a) aflige.
Enviai sobre ele (ela) o vosso Espírito Santo, para que o (a) fortaleça no combate, o (a) ensine a orar na tribulação e com a sua poderosa protecção o (a) defenda.

Escutai, Pai Santo, o gemido da Igreja suplicante: não deixeis que o vosso filho (a vossa filha) sofra a possessão do pai da mentira; que o vosso servo (a vossa serva), remido (a) pelo sangue de Cristo, vosso Filho, esteja prisioneiro (a) no cativeiro do diabo; que o templo do vosso Espírito Santo seja morada do espírito imundo.

Ouvi, Deus de misericórdia, as preces da Virgem Santa Maria, cujo Filho, ao morrer na cruz, esmagou a cabeça da antiga serpente e confiou à sua Mãe como filhos todos os homens: resplandeça neste vosso servo (nesta vossa serva) a luz da verdade, entre nele (nela) a alegria da paz, tome posse dele (dela) o Espírito de santidade e, com a sua inabitação, o (a) torne sereno (a) e puro (a).

Ouvi, Senhor, a intercessão do Arcanjo São Miguel e de todos os Anjos que incessantemente Vos servem: Deus de todos os poderes, repeli a força do diabo; Deus da verdade e do perdão, afastai as suas insídias enganadoras; Deus da liberdade e da graça, desligai os laços da iniquidade.

Deus clemente, que no vosso amor infinito quereis a salvação humana, ouvi a oração dos vossos apóstolos São Pedro e São Paulo e de todos os Santos, que por vossa graça foram vencedores do Maligno: libertai este vosso servo (esta vossa serva) de todo o poder do mal e guardai-o (a) são e salvo (sã e salva), para que, recuperando a tranquila piedade, Vos ame com todo o coração e Vos sirva nas suas obras, Vos glorifique no seu louvor e Vos exalte na sua vida.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amen.


FÓRMULA IMPERATIVA

Eu te esconjuro, Satanás, inimigo da salvação humana: reconhece a justiça e bondade de Deus Pai, que condenou com justo juízo a tua soberba e inveja: afasta-te deste servo (desta serva) de Deus, N., que Deus formou à sua imagem, enriqueceu com os seus dons e adoptou como filho (filha) da sua misericórdia.

Eu te esconjuro, Satanás, príncipe deste mundo: reconhece o poder e a força de Jesus Cristo, que te venceu no deserto, te derrotou no Horto das Oliveiras, te destronou na cruz e, ressuscitando do sepulcro, transferiu os teus troféus para o reino da luz: retira-te desta criatura de Deus N., que Jesus Cristo, nosso Senhor, nascendo, tornou seu irmão (sua irmã) e, morrendo na cruz, adquiriu pelo seu sangue.

Eu te esconjuro, Satanás, sedutor do género humano: reconhece o Espírito da verdade e da graça, que desarmou as tuas ciladas e desfez as tuas mentiras: sai desta criatura de Deus N., que Ele marcou com o selo divino; retira-te deste homem (desta mulher), que Deus, com a unção espiritual, converteu em seu templo sagrado.

Por isso, afasta-te, Satanás, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; afasta-te, pela fé e a oração da Igreja; afasta-te pelo sinal da santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amen.



ACÇÃO DE GRAÇAS

Depois da libertação do fiel atormentado, o exorcista e os presentes proferem o cântico:

A minha alma glorifica o Senhor 
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: 
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração 
sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço 
e dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos 
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens 
e aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo, 
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais, 
a Abraão e à sua descendência para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho 
e ao Espírito Santo,
como era no princípio, 
agora e sempre. Amen.


Em seguida o exorcista diz a seguinte oração:

Deus criador e salvador de toda a humanidade, que acolhestes na vossa benigna misericórdia este vosso amado servo (esta vossa amada serva), protegei-o (a) pela vossa admirável providência e conservai-o (a) na liberdade que o vosso Filho lhe concedeu: fazei, Senhor, que o espírito da iniquidade nunca mais tenha poder sobre ele (ela); mandai que nele (nela) habite a bondade e a paz do Espírito Santo, de modo que seja livre de todo o temor do Maligno, porque está connosco o Senhor Jesus Cristo. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Amen.


RITOS FINAIS

Para a despedida, o exorcista, voltado para os presentes e abrindo os braços, diz:

A paz de Deus, que excede toda a inteligência, guarde os vossos corações e o vosso espírito no conhecimento e no amor de Deus e de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amen.

Continua:

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

-------------------




(SITE PESSOAL)



Sem comentários:

Enviar um comentário